MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

O melhor do Canadá ao alcance do seu filho: conheça a Metodologia Canadense de Ensino

Alunas da Educação Infantil realizando atividade em sala de aula.
Créditos: Comunicação Maple Bear Anápolis

Há tempos o papel da escola passou a ir muito além do ato de ensinar a ler, escrever e resolver problemas matemáticos. Entre as habilidades esperadas dos alunos em um futuro próximo estão: inteligência emocional, liderança, trabalho em equipe, comunicação, cidadania global e domínio tecnológico. Embora algumas escolas ainda estejam se adaptando a esse cenário, outras já contam com uma metodologia estruturada para desenvolver essas habilidades, como é o caso da Escola Canadense Maple Bear de Anápolis.

A metodologia utilizada pela Maple Bear, rede de escolas bilíngues presente em mais de 20 países, tem como referência as práticas de educação do Canadá, local onde o bilinguismo foi adotado oficialmente há mais de cinco décadas. Essa experiência em educação posiciona o país como líder entre as nações de Língua Inglesa há mais de dez anos no ranking do Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA). Esse estudo é aplicado globalmente e produz indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, ao examinar a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e aplicar o conhecimento adquirido em seu cotidiano.

Apesar de contar com uma proposta inovadora de ensino, com tecnologia de ponta em sala de aula e imersão em Inglês, a Maple Bear Anápolis atua com uma grade integralmente adequada às regulamentações brasileiras exigidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, os alunos têm acesso à mesma matriz curricular que os alunos de outras instituições. Porém, eles aprendem a partir de uma perspectiva holística, interdisciplinar e focada no desenvolvimento de cidadãos prontos para desafios em qualquer parte do mundo.

A Metodologia Canadense de Ensino agrega às práticas brasileiras elementos fundamentais para preparar os estudantes para um futuro de grandes oportunidades. Um desses elementos é a forma de colocar em prática o bilinguismo: a imersão. Por meio dessa proposta, os alunos são estimulados a pensar, sentir e interagir com situações e pessoas em dois idiomas, em vez de apenas “traduzir” o que ouvem, leem ou escrevem. Dessa forma, na Maple Bear Anápolis, o ambiente imersivo com incentivo ao “hands-on”, por exemplo, é mais um fator que estimula o desenvolvimento de habilidades como autonomia, confiança e outras capacidades que fazem diferença no contexto social como um todo. O aluno é o grande protagonista de seu processo de aprendizagem e encontra no professor um agente facilitador, que contribui para a construção de conexões e trocas mais enriquecedoras.

Além disso, na Maple Bear Anápolis, o desenvolvimento de habilidades como liderança, pensamento crítico, colaboração e autonomia, bem como de valores que incentivam o exercício da cidadania e o respeito ao bem-estar coletivo, andam lado a lado com as disciplinas tradicionais como Matemática, Ciências, História, Química e Literatura.

São esses conceitos que embasam tudo o que a escola oferece a seus alunos, desde o material didático, projetos pedagógicos, até o próprio espaço físico das salas de aula. Tudo é cuidadosamente estruturado para favorecer esse desenvolvimento. A aprendizagem, nesse sentido, assume uma perspectiva holística, que busca explorar todas as esferas de conhecimento dos indivíduos: emocional, psicológica, física e intelectual. Assim, é possível despertar o máximo potencial de cada aluno, dando significado a tudo aquilo é ensinado.

QUALITY ASSURANCE

Você pode estar se perguntando: “como garantir a excelência de um programa canadense desenvolvido aqui no Brasil?”. A resposta é simples! Nas escolas Maple Bear, uma forma de assegurar a excelência do programa acadêmico é o Quality Assurance. Se trata de uma certificação realizada com três objetivos: comprovar que cada uma das unidades da Maple Bear passa pela aprovação de experientes educadores canadenses e, mais que isso, verificar se elas estão em conformidade com as rígidas determinações acadêmicas e operacionais exigidas e praticadas no Canadá; proporcionar aos líderes da escola um plano de ação, visando aprimoramento constante; e, por último, prover um relatório detalhado que permitirá aos especialistas da Maple Bear Brasil e Global acompanharem todo o histórico operacional de cada escola.

Fonte: Comunicação Maple Bear Anápolis

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Maple Bear Anápolis estimula cultivo de valores humanos com projeto Construtores de Paz

Educação de qualidade é aquela que contribui para a formação de cidadãos preparados para qualquer desafio que o mundo apresentar. Por isso, o desenvolvimento cognitivo é importante, mas ele não diminui a relevância da construção de habilidades sociais. Saber se relacionar com o outro, ter empatia, perdoar, ser solidário, cultivar o respeito são elementos igualmente…

leia mais
Maple Bear Online: a Tecnologia Educacional a serviço do aluno em tempos de pandemia

A pandemia de COVID-19 estimulou vários setores da sociedade a se reinventar. Com a Educação não foi diferente. As escolas precisaram tomar uma decisão rápida e ao mesmo tempo responsável: paralisariam a rotina escolar integralmente ou buscariam soluções criativas para garantir o distanciamento social sem prejudicar o processo de aprendizagem do aluno. A Maple Bear…

leia mais
Maple Bear: o melhor da educação canadense em Anápolis

A Maple Bear tem como objetivo despertar a paixão pelo aprendizado ao unir as melhores práticas da educação canadense às regulamentações educativas brasileiras, instituídas pelo MEC. São mais de 450 escolas em 21 países, sendo que mais de 100 unidades estão situadas no Brasil. Presente em Anápolis há 10 anos e localizada no bairro Anápolis…

leia mais

Informações e dúvidas frequentes