MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Maple Bear Online: a Tecnologia Educacional a serviço do aluno em tempos de pandemia

Aluno estudante em casa com o apoio da plataforma Maple Bear Online.
Créditos: Arquivo da família da criança

A pandemia de COVID-19 estimulou vários setores da sociedade a se reinventar. Com a Educação não foi diferente. As escolas precisaram tomar uma decisão rápida e ao mesmo tempo responsável: paralisariam a rotina escolar integralmente ou buscariam soluções criativas para garantir o distanciamento social sem prejudicar o processo de aprendizagem do aluno. A Maple Bear Anápolis reuniu todo o know-how construído ao longo de 2019 com projetos que estimulam o uso de tecnologias educacionais e criou, em parceria com a Escola Canadense de Goiânia, a Maple Bear Online.

A plataforma digital foi desenvolvida logo após a publicação da nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no dia 15 de março, suspendendo as aulas da rede pública e privada de ensino, para conter a disseminação do novo coronavírus. Com a nova ferramenta pedagógica disponível, professores e alunos retomaram o processo de ensino-aprendizagem de forma efetiva e responsável.

Para garantir a qualidade das aulas remotas, a Escola Canadense de Anápolis desenvolveu um site para cada agrupamento, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental (até o Year 3). Os alunos do Year 4 e Year 5 passaram a utilizar a ferramenta Google Classroom. Por meio desse espaço virtual, as crianças começaram a participar de aulas ao vivo, atividades interativas, dinâmicas em grupo, centros guiados, encontros gravados e até do Circle Time, que também foi adaptado à proposta digital.

De acordo com a diretora da Maple Bear Anápolis, Mônica Siqueira, o objetivo da plataforma sempre foi, desde o primeiro dia, garantir o desenvolvimento intelectual e a evolução socioafetiva dos alunos, aproximando o novo contexto ao universo que as turmas estavam acostumadas a vivenciar antes da pandemia. “Nosso desejo era, e ainda é, que a experiência acadêmica dentro desse ambiente virtual seja o mais próximo possível a da sala de aula em sistema presencial e que ela colabore para um progresso contínuo, integral e satisfatório de cada criança. Trabalhamos diuturnamente para oferecer a mesma excelência educacional de antes”, destacou.

A proposta da Maple Bear Online foi personalizada de acordo com as necessidades de cada faixa etária. Na Educação Infantil, por exemplo, foram apresentadas estratégias que reforçam a manutenção do vínculo socioafetivo entre criança e professora, a interação família-escola e a imersão na Língua Inglesa, mesmo no contexto remoto. Já no Ensino Fundamental I, houve uma preocupação também com outras demandas próprias dos agrupamentos. Por isso, novos recursos foram inclusos no processo: uso do Google Classroom, follow up interativo, aumento da carga horária das turmas junto ao professor e ações similares.

A Tecnologia Educacional (TE) foi igualmente importante para a manutenção do vínculo escola-família, postura que faz parte do DNA da Maple Bear Anápolis. Desde os primeiros dias de suspensão das aulas presenciais, a escola segue realizando webinars com pais e/ou responsáveis, reuniões virtuais de forma personalizada, acompanhamento técnico oferecido pela coordenação de TE e acadêmico, feito diretamente com a equipe pedagógica, bem como criando novos canais de comunicação para estreitar o relacionamento e favorecer o processo de escuta da comunidade escolar durante o período em questão. 

UM NOVO JEITO DE SE FAZER PRESENTE

A suspensão das aulas presenciais também estimulou a Maple Bear Anápolis a pensar outras formas de se fazer presente na vida dos alunos e de reforçar a aprendizagem socioafetiva. Entre as ações realizadas está a entrega das Mystery Bags e o Drive Thru da Alegria, em que as professoras da Educação Infantil presentearam as crianças com kits escolares de forma presencial, mantendo o protocolo de segurança. Outro destaque foi a entrega de kits juninos para as turmas de Ensino Fundamental I. As equipes visitaram as crianças utilizando equipamentos de proteção individual e levando não só um presente material, mas também amor e a esperança de dias melhores.

Fonte: Comunicação Maple Bear Anápolis

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Maple Bear Anápolis estimula cultivo de valores humanos com projeto Construtores de Paz

Educação de qualidade é aquela que contribui para a formação de cidadãos preparados para qualquer desafio que o mundo apresentar. Por isso, o desenvolvimento cognitivo é importante, mas ele não diminui a relevância da construção de habilidades sociais. Saber se relacionar com o outro, ter empatia, perdoar, ser solidário, cultivar o respeito são elementos igualmente…

leia mais
Maple Bear: o melhor da educação canadense em Anápolis

A Maple Bear tem como objetivo despertar a paixão pelo aprendizado ao unir as melhores práticas da educação canadense às regulamentações educativas brasileiras, instituídas pelo MEC. São mais de 450 escolas em 21 países, sendo que mais de 100 unidades estão situadas no Brasil. Presente em Anápolis há 10 anos e localizada no bairro Anápolis…

leia mais
O melhor do Canadá ao alcance do seu filho: conheça a Metodologia Canadense de Ensino

Há tempos o papel da escola passou a ir muito além do ato de ensinar a ler, escrever e resolver problemas matemáticos. Entre as habilidades esperadas dos alunos em um futuro próximo estão: inteligência emocional, liderança, trabalho em equipe, comunicação, cidadania global e domínio tecnológico. Embora algumas escolas ainda estejam se adaptando a esse cenário,…

leia mais

Informações e dúvidas frequentes