MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Maple Bear Anápolis estimula cultivo de valores humanos com projeto Construtores de Paz

Encerramento das campanhas Bear Hug e Bear Book de 2019.
Créditos: Comunicação Maple Bear Anápolis

Educação de qualidade é aquela que contribui para a formação de cidadãos preparados para qualquer desafio que o mundo apresentar. Por isso, o desenvolvimento cognitivo é importante, mas ele não diminui a relevância da construção de habilidades sociais. Saber se relacionar com o outro, ter empatia, perdoar, ser solidário, cultivar o respeito são elementos igualmente essenciais para que, no futuro, as crianças tenham sucesso pessoal e profissional. A escola é o melhor espaço para essa aprendizagem. Pensando nisso, a Maple Bear Anápolis desenvolve o “Construtores de Paz – Cultivando Valores Humanos”.

O projeto, que estimula o envolvimento de todos os agrupamentos e profissionais da escola, traz uma pergunta central: como posso contribuir para a construção de uma convivência de paz? A reflexão nasce em sala de aula, mas ganha vida pelos corredores da instituição durante em eventos, ações solidárias e, principalmente, em casa com a família. O objetivo é estimular cada criança a perceber seu papel na sociedade e a entender que grandes mudanças começam com pequenas ações.

A vice-diretora da Escola Canadense de Anápolis, Cida Correa, explica que há um esforço constante da instituição em estimular o aluno a se perceber como um agente social ativo e a entender que o cultivo de valores deve permear todas as relações humanas. “A paz vem para essa criança como uma construção que ela mesma ajuda a fazer, diariamente, em todas as esferas de sua vida”, ressalta.

O “Construtores de Paz – Cultivando Valores Humanos” se materializa por meio de discussões com os professores e colegas de sala, mas também de ações solidárias que geram interações e iniciativas, inclusive, externas ao ambiente escolar. São exemplos a campanha Bear Hug, onde os alunos arrecadam brinquedos para doar a crianças que moram em bairros carentes no Dia das Crianças; a Bear Care, que mobiliza a comunidade escolar para doar alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de COVID-19; e ainda a gincana “Ursão Solidário”, competição que integra a programação dos Jogos Internos Maple Bear (JIMB) e que estimula as turmas a reunirem o máximo de mantimentos possível para moradores de bairros periféricos.

NOVOS DESAFIOS

O projeto Construtores de Paz faz parte da rotina escolar da Maple Bear Anápolis, mas a iniciativa ganha novos contornos de tempos em tempos, por meio de diferentes desafios. Atualmente, as ações estão focadas no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças. A escola busca contribuir para que os alunos possam conhecer suas emoções e, consequentemente, gerenciá-las com maior facilidade. “Com isso, eles terão mais condições de desenvolver outras habilidades sociais e atitudes que realmente farão grande diferença na convivência em sociedade. Queremos prepara-los para a vida!”, conclui a vice-diretora.

Fonte: Comunicação Maple Bear Anápolis

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Maple Bear Online: a Tecnologia Educacional a serviço do aluno em tempos de pandemia

A pandemia de COVID-19 estimulou vários setores da sociedade a se reinventar. Com a Educação não foi diferente. As escolas precisaram tomar uma decisão rápida e ao mesmo tempo responsável: paralisariam a rotina escolar integralmente ou buscariam soluções criativas para garantir o distanciamento social sem prejudicar o processo de aprendizagem do aluno. A Maple Bear…

leia mais
Maple Bear: o melhor da educação canadense em Anápolis

A Maple Bear tem como objetivo despertar a paixão pelo aprendizado ao unir as melhores práticas da educação canadense às regulamentações educativas brasileiras, instituídas pelo MEC. São mais de 450 escolas em 21 países, sendo que mais de 100 unidades estão situadas no Brasil. Presente em Anápolis há 10 anos e localizada no bairro Anápolis…

leia mais
O melhor do Canadá ao alcance do seu filho: conheça a Metodologia Canadense de Ensino

Há tempos o papel da escola passou a ir muito além do ato de ensinar a ler, escrever e resolver problemas matemáticos. Entre as habilidades esperadas dos alunos em um futuro próximo estão: inteligência emocional, liderança, trabalho em equipe, comunicação, cidadania global e domínio tecnológico. Embora algumas escolas ainda estejam se adaptando a esse cenário,…

leia mais

Informações e dúvidas frequentes